Ebola

O ebola é uma doença viral com prognóstico muito grave, com aproximadamente 50% de mortalidade. O maior número de casos está concentrado na África, entretanto o planeta está em alerta devido ao fluxo contínuo de pessoas viajando pelo mundo. Nossa equipe, por meio do “blog”, ficará responsável pela postagem eletrônica dos dados epidemiológicos recentes sobre esta doença.

Os objetivos do “blog” são informar, por meio de dados obtidos das variadas fontes informativas (televisão, jornais, revistas, internet, etc), sobre os principais locais de disseminação da doença, alertando assim as pessoas sobre o grau de risco de contaminação de acordo com a região do mundo.

Produzido pelos acadêmicos: Isabella Chagas Leli, Dorane Dias de Moura, Alexandre Fenato, Amanda Carvalhos dos Santos e Marcella Pontes

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ebola: origem, transmissão e como o vírus age no corpo

Doença é um desafio para os médicos e cientistas que tentam combatê-la

O mundo enfrenta a pior epidemia de ebola da história, com mais de 8.300 casos e 4.000 mortes registradas na Guiné, Libéria e Serra Leoa, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, fatal em quase metade dos casos, é um desafio para os médicos e cientistas que tentam combatê-la. Após a manifestação dos sintomas, que pode levar entre dois e 21 dias, a infecção costuma matar em até dez dias.
O tratamento, atualmente, consiste na hidratação e manutenção dos níveis de sódio e potássio do organismo e, eventualmente, na ingestão de medicamentos experimentais. Se o sistema imunológico responde, e o paciente é curado, há indícios de que pode desenvolver resistência ao vírus. Saiba mais sobre a origem do ebola, sua transmissão e como o vírus age no corpo humano:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário